Construtor de Tabelas de Verdade e Inspetores de Circunstâncias

Utilize a vírgula para separar fórmulas lógicas, o símbolo de para a conclusão (caso seja uma fórmula argumentativa), e recorra aos seguinte símbolos:

[ Mais Informações ]
Selecione o tipo de tabela:
Tabela completa | Apenas conetiva principal | Formato \(\LaTeX\) e MathJax

Este é um software que constrói automaticamente tabelas de verdade a partir de uma dada fórmula bem-formada da lógica proposicional. Também permite construir inspetores de circunstâncias com a introdução de várias premissas separadas por vírgulas e a conclusão introduzida com o símbolo de dois pontos. Nesse caso se existir pelo menos uma circunstância (linha) em que todas as premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa, então a forma argumentativa em avaliação é inválida. Caso contrário, é válida. As tabelas ou inspetores podem ser apresentadas em html, texto, MathJax ou \(\LaTeX\) (para compilar poderá ser necessário acrescentar ao código \usepackage{xcolor}), podendo ser copiados para qualquer documento.

Aqui estão alguns exemplos de fórmulas bem-formadas que o software aceita:

Para aprender lógica proposicional, clique aqui.

Info: Este software foi inicialmente adaptado a partir do código fonte disponibilizado pelo filósofo Michael Rieppel e por Micael Levi. A parte da disjunção exclusiva deve-se inteiramente ao código de Domingos Faria e o código fonte não pode ser copiado sem os devidos créditos. Além disso, todas as inovações (como a informação sobre a validade ou invalidade dos argumentos, a tradução de fórmulas a partir da linguagem natural, a função de cópia e download das tabelas e inspetores, a geração aleatória de inspetores de circunstâncias, bem como de tautologias e contradições, os vários botões de introdução de símbolos e com outras funções, entre outros) não podem ser copiados sem autorização. Este software está constantemente a ser atualizado. Para ver a última atualização clique no seguinte botão: . Se encontrar algum erro ou sugestão de melhoria, envie para: df@domingosfaria.net